Atualmente o mercado exigiu uma redução brutal do quadro de funcionários, o que não quer dizer uma redução na carga de trabalho.
Neste momento é preciso compreender o que está acontecendo e tomar decisões corretas. O erro mais grave, e mais comum, é o de passar uma atividade para um novo colaborador, sem fornecer-lhe um treinamento e recursos suficientes. Por isso, é apropriado refletirmos em alguns aspectos:
1 - Houve um treinamento para o profissional exercer a nova função? O colaborador entendeu qual a sua função e qual é sua importância e relevância no processo?
2 - O profissional escolhido tem o perfil adequado para a nova função? A nova função exige contato direto com o cliente?
3 - As atividades continuam sendo desenvolvidas no mesmo local ou tratam-se de equipamentos e locais distantes?
A falta de decisões bem tomadas podem gerar problemas e os mesmos podem ser previstos e evitados. Precisamos ter em mente que alguns problemas simplesmente não terão solução e infelizmente será necessária a troca de funcionário.
Não se esqueça de:
Verificar se as características e habilidades do colaborador são compatíveis com a função.
Analisar se a nova atividade não traga nenhum conflito com a atividade atual.
Checar se a pessoa escolhida não tem habilidade para a nova função e verificar como será fornecido o treinamento para a capacitação exigida.
É importante instruir o funcionário para a nova função, passando as rotinas, necessidades e o que se espera dele.
Lembre-se de que numa equipe precisamos dos resultados obtidos de cada um para que as metas sejam alcançadas por todos. Assim, precisamos garantir que as pessoas estejam plenamente capacitadas e comprometidas com os objetivos da equipe e da empresa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário