Views

e-Mails

Receba ESTE conteúdo por e-mail sempre que publicarmos:

As 20 Regras Primárias do Líder

As 20 Regras Primárias do Líder







































Cargos de responsabilidade implicam em liderar outros. Nem sempre tais cargos são ocupados por Líderes porque sê-lo prescinde reconhecer outros. Diretores, gerentes e chefes buscam sê-lo.

Para ocupar uma posição assim precisamos decidir se faremos a diferença através da aplicação destas 20 Regras Primárias do Líder.


Comportamento Pessoal

Compartilhe responsabilidades, êxitos e fracassos com a equipe.

Não sobrecarregue o grupo apenas com as ansiedades, compartilhe os méritos e os bons resultados.

Preocupa-se  com o desenvolvimento profissional dos membros da sua equipe e não somente com os seus resultados.

Treinamento é fundamental num mercado dinâmico, desperceber isso é estar em desvantagem.

Transmita conhecimento, quando não os têm o suficiente, busca por eles.

A melhoria do contínua também deve partir do Líder. Líderes atualizados são um diferencial para as suas equipes.

Quaisquer processos devem ser executados independentemente da presença do Líder.

A liberdade de execução e ação por qualquer membro do time dá autonomia e demonstra confiança mútua.

Compartilhe a carga de trabalho, nunca descanse enquanto o time estiver trabalhando.

O envolvimento do Líder serve de incentivo presencial ao esforço do grupo

Seja exemplo através dos seus resultados pessoais e comportamento, tornando-se uma fonte de inspiração

Os exemplos práticos são mais fáceis de serem seguidos. Emplacam mais do que palavras.

Assuma responsabilidades

Aprenda a assumir responsabilidades por tudo o que estiver sob seus cuidados.  Quer tenha sucesso ou não.

Não há aprendizagem sem erro, portanto admita quaisquer possíveis erros.

Arrisque-se

Assuma algum risco por experimentar coisas novas. Permita que membros do seu time façam o mesmo.

Assumir riscos faz parte do papel de Líder. Líderes não demonstram medo de colocar em prática aquilo em que acreditam.

Prove suas competências por assumir projetos que ninguém quer desenvolver.

Seja Receptivo

Receber feedback é expor-se a pessoas com visões e percepções diferentes das suas.

Um líder precisa de feedback constante.

Exponha-se

Ofereça as suas ideias, pensamentos e planos.

Sinta a vulnerabilidade da exposição.

O seu exemplo inspirará os membros da sua equipe a fazer o mesmo.



Conquista do Grupo

Contagie a equipe com seu entusiasmo

O Líder tem a responsabilidade de envolver a equipe na missão da empresa.

Estimule o espírito de equipe

Faça o grupo enxergar que o objetivo de todos deve ser compartilhado e trabalhado em conjunto.

Demonstre através de ações efetivas que fará de tudo para conduzir o grupo neste espírito.

Esteja pronto para ajudar

Coloque-se prontamente à disposição para quaisquer necessidades do time.

Não se concentra no poder e em ser reconhecido

O foco do Líder é desenvolver o seu time e fazê-lo obter sucesso, qualquer desvio deste papel, inspira desconforto e desconfiança à equipe.

O sucesso de sua equipe é seu maior sucesso e reconhecimento

Os seus liderados só acreditarão na afirmação acima se virem vez após vez, o seu empenho em desenvolvê-los e defendê-los.

Incentive a criatividade

Os membros da sua equipe precisam ser estimulados a terem as suas próprias ideias, sendo proativos.

Não fique limitado a dar orientações à distância, participe em todos os passos.

Compartilhe a visão de que todos devem ganhar juntos

Quando a maré sobe eleva todos os barcos.

Estimule o time a pensar sempre em situações nas quais ambas as partes saem vencedoras.

Influencie positiva os membros do seu time.

Inspire a sua equipe por demonstrar que as suas ideias trazem resultado para todos.

Registre as suas ideias e estimule o seu time a fazer o mesmo

Estimule todos os membro a registrarem as ideias que têm, mesmo quando não houver planos de como implementá-las.

Faça o mesmo e demonstre como pode ser benéfico não permitir que boas ideias se percam.

Demonstre Princípios

Não seja arrogante.

Não tenha uma postura de superioridade.

Peça feedbacks anônimos.

Saiba Delegar

Ensinar outros e dar espaço para que se desenvolvam é muito importante para o crescimento individual dos membros da equipe.

Dê condições para que as tarefas que delegou sejam cumpridas.

Assessore mediante quaisquer problemas.


Ei! Envie seus comentários e sugestões. Compartilhe este artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário