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Trade Marketing

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O Trade Marketing complementa a atividade de marketing, que é focada principalmente no consumidor final, e a de vendas, focada principalmente no cliente varejista, estudando as estratégias de ponto de venda e os fatores motivacionais do consumidor (shopper) nesse ambiente e a partir daí estabelecendo ações operacionais que atendam esses objetivos estratégicos. O conceito de Trade Marketing entende que o contato do consumidor com o produto e com o ambiente competitivo se dá no ponto de venda e que a estratégia de marketing deve estar visível para o consumidor nesse espaço e nesse momento de decisão de compra.

Nos dias atuais o departamento de Trade Marketing deve estar entre o marketing e o comercial, ele deve fazer a “roda girar”, é o responsável por realizar o chamado sell-in e sell-out, ou seja, pela garantia das vendas day by day no varejo direto e indireto, deve ser o suporte das duas áreas focado totalmente no mercado.

Competências Chaves para o Trade Marketing:


  • Compreender o varejo como negócio;
  • Habilidade de apresentação e trabalho em equipe; 
  • Entender as motivações dos compradores; 
  • Estrategista: conhecimento de marketing, vendas e finanças;
  • Capacidade de construir relacionamentos de longo prazo;
  • Estrategista: conhecimento de marketing, vendas e finanças;
  • Habilidade de apresentação e trabalho em equipe;
  • Foco no cliente e cultura de serviço;
  • Compreender o varejo como negócio;
  • Entender as motivações dos compradores;
  • Coordenar as atividades da empresa para atender as necessidades do varejo;
  • Alinhar as estratégias de marketing para os canais de distribuição;
  • Gerenciar o relacionamento com os clientes, entendendo suas necessidades;
  • Identificar oportunidades para alavancar o crescimento e lucratividade dos negócios;
  • Gerar demanda no ponto de venda, através de táticas que agreguem valor.


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