Precisamos Incentivar a Força de Vendas?
A poucos dias, logo após o término de um reunião onde preparávamos o escopo de um Sistema de Premiação para a Força de Vendas, marquei um almoço com um velho amigo para trocarmos impressões sobre os Sistemas de Premiação praticados no mercado.
Confesso que o que eu tinha em mente foi totalmente atropelado pelas expressões que usou: "Acho que deveria livrar-se do Programa de Premiação e pagar 100% do salário. Seria mais simples de entender, e a equipe poderia manter o foco no Mkt Share Nacional".
É claro que, já há algum tempo, meu mindset foi reformulado algumas vezes neste sentido. Mesmo assim tal abordagem forçou-me a imediatamente discorda. Compartilhei alguns contrapontos que mostraram o valor de se ter um Plano de Remuneração de Vendas.
Bem, caros leitores deste blog, ocasionalmente também recebo suas questões e opiniões, as quais me são muito valiosas, então gostaria de compartilhar a visão mais praticada em nosso mercado atualmente.
Na sua forma mais simples, os Planos de Incentivos - chamados costumeiramente de Premiação - motivam os Representantes de Vendas, que vêm neles uma forma de chegar ao máximo de suas performances e resultados. Sem incentivos, o esforço vai cair e vai impactar nas vendas, simples assim.
Num exemplo, também recente, certo laboratório acompanhou de perto a abordagem feita com certo equipamento médico. Rastreou suas vendas em dois momentos: Enquanto estava incluído e excluído do seu Plano de Incentivos. Perceberam que as vendas crescem quando o produto está incluído, e há queda nas vendas quando não. Neste exemplo, os Reps tiveram outros produtos para se concentrar, mas se o Plano de Bônus fosse removido completamente, seria razoável assumir que todas as vendas dos produtos iriam cair um pouco devido à menor motivação e redução do esforço na venda.
Esse exemplo me leva ao segundo ponto. Este sistema é importante para os Reps. Todos operam sob um modelo de supervisão limitada. Uma vez que os gerentes não estejam com os Representantes na maioria dos dias, o Programa de Incentivo fornece um mecanismo de direcionamento para toda a Força de Vendas sobre onde devem concentrar-se. Tais vendas conduzidas, motivadas pelos incentivos, afetam e levam ao comportamento desejado.
Ampliando o exemplo dos equipamentos médicos, enquanto o produto excluído cai nas vendas, os produtos mais novos no Plano de Incentivos cresceram. Como essas marcas eram importantes para a estratégia da empresa, naquele momento, o Plano de Incentivo permitiu que a empresa transmitisse essa mensagem de importância para a Força de Vendas concentrar seus esforços.Como último argumento, as culturas da Força de Vendas, muitas vezes estão baseadas no reconhecimento do sucesso, pagando pelo desempenho. Dessa forma, os incentivos ajudam a medir o sucesso, tanto para a auto-reflexão do vendedores, quanto para a dos gerentes em seus feedbacks.
Sejamos também claros em considerar que na verdade, o Plano de Compensação muitas vezes é um fator-chave na seleção de emprego para os vendedores. Removê-los seria muito estranho para quase todos os talentos potenciais que podem vir a ser contratados para a nossa venda.
Bem, compartilhar estes pontos ajudaram a convencer o meu amigo sobre a importância de se manter um Programa de Remuneração de Vendas.
Espero que estes argumentos também possam auxiliá-los na próxima vez que alguém em sua empresa sugerir algo parecido.
Deixe seus comentários, experiências e visão. Pois certamente será muito enriquecedor para todos aqui.
Sobre Remuneração e Premiação leia:
- Precisamos Incentivar a Força de Vendas?
- A Evolução das Força de Vendas - A Adaptação a um Novo Ecossistema
- Novo Programa de Compensação e Incentivos
- O Sistema de Remuneração Variável - 3 - Remuneração Variável Ajustada ao Perfil
- O Sistema de Remuneração Variável - 2 - A importância do PPR
- O Sistema de Remuneração Variável - 1 - Introdução
Sobre a Indústria Farmacêutica leia:
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