Buscar a perfeição não é o seu ideal
Pessoas com inteligência emocional, ao depararem-se com a inevitabilidade dos problemas, não se queixam sobre o passado e seguem em frente. Não veem a perfeição como um objetivo, por terem ciência de que ela não existe.
Descrevem suas emoções com palavras precisas
Pessoas com inteligência emocional sabem gerenciar seus próprios sentimentos por saberem exatamente quais são. Dominam um vocabulário emocional vasto, e isso é uma característica rara: Dizer apenas que está se sentindo mal é bem diferente de descrever-se perplexo, frustrado ou ansioso.
Consegue reconhecer o seu lado mais frágil
Ter QE - Quociente Emocional - alto é uma demonstração das próprias forças e saber como usá-las a seu favor impede que suas fraquezas atrapalhem. Reconhecer suas próprias vulnerabilidades é importantíssimo ao administrar o próprio comportamento.
Vê-se como um bom juiz
Conseguir fazer um julgamento sensível e perspicaz de outros, demonstra um alto grau de competência emocional. Interpretar sentimentos, intenções e motivações de outros é um sinal típico desse tipo de inteligência.
Tem sucesso ao neutralizar pessoas tóxicas
Pessoas com QE alto procuram respeitar o ponto de vista de pessoas tóxicas e encontram soluções positivas. Quando precisam lidar com pessoas difíceis, conseguem identificar seus próprios sentimentos - como frustração ou raiva - e impede que estes se transformem em descontrole.
Procura não se ofender facilmente
Relevar brincadeiras, críticas e agressões alheias – ou mesmo rir de si mesmo é um excelente exemplo de maturidade emocional. É difícil acabar com a alegria de quem tem autoconfiança. Pessoas emocionalmente inteligentes são seguras e têm mente aberta.
É capaz de dizer não
Rejeitar novas tarefas e compromissos de forma assertiva é difícil mas traz ganhos importantes para a saúde mental e física. Levar comentários negativos na esportiva não significa ser passivo. Ter competência emocional implica saber colocar limites.
Procura ser generoso
Pessoas emocionalmente inteligentes constroem fortes relacionamentos fortes e estão sempre pensando em outros. Geralmente oferecem ajuda sem que outros peçam e não desejam nada em troca. Essa é uma característica típica de quem tem inteligência emocional.
Perdoa a si mesmo
Remoer erros pessoais traz ansiedades e timidez, ao passo que esquecê-los completamente pode fazer com que se repitam. Quem tem domínio sobre o que sente costuma contemplar seus próprios fracassos de forma tranquila, mas não ignorá-los.
Tem disciplina para não cultivar rancores
Mágoas e rancores são dois ingredientes para o estresse e até para doenças como pressão alta. Assim como são capazes de perdoar seus próprios erros, pessoas com inteligência emocional também costumam absolver os outros. Quem consegue dominar seus próprios sentimentos, naturalmente, prefere fugir desses gatilhos de mal-estar.
Comente e compartilhe este artigo!
⬛◼◾▪ CONTATO ▪◾◼⬛
Nenhum comentário:
Postar um comentário