Os 3Rs da Força de Vendas da Indústria Farmacêutica - Repensar
Quando somos convidados a exercer nossa plena e livre capacidade de julgamento sobre um conceito no qual sentimo-nos confortáveis, por tê-lo amparado em paradigmas, o processo é todo muito confortável.
Adianto-lhe sinceramente, que não é esta, a proposta deste artigo.
Se chegarmos a abrir mão das nossas convicções corporativas mais arraigadas, temeremos ser incomodados por questionamentos e reflexões que estremecerão os pilares mais firmes de nossos dogmas corporativos.
Isso pode nos assustar um pouco.
Não deveríamos ter receio de discutir, mas temos. Não deveríamos nos esconder atrás de nossos paradigmas, mas o fazemos. E o fazemos sistematicamente, quantas vezes forem necessárias.
Repensar exige reconsiderar, repetir o mesmo pensamento diversas vezes, e portanto, prescinde tempo e esforço.
Adianto-lhe que tal exercício, assim como o físico, possa tornar-se um tanto desestimulante no início, mas, assim que o hábito for instaurado, o desconforto some e o que vem à tona é o desejo da repetição.
Que tal repensar o atual modelo mental sobre a indústria farmacêutica?
Caso consiga superar sensações desconfortáveis, alguns temores, inseguranças e incertezas, trazidos à tona como memórias que lhe incomodam, então conseguirá realmente repensar um conceito.
REPENSAR
A indústria farmacêutica têm uma oportunidade única e sem precedentes para inovar e reinventar seus conceitos de vendas. Precisa corajosamente substituir os tradicionais paradigmas de vendas e serviços por novos modelos que contribuam, de fato, para toda a cadeia que compõe as partes interessadas na indústria.
Não há como duvidar do que avanços digitais tecnológicos vêm fazendo em outros modelos de negócio.
A indústria farmacêutica ao mesmo tempo em que mantém o foco no setor de saúde e na entrega de resultados, precisa contribuir para criar um ambiente onde os Representantes de Vendas sejam mais valorizados.
E se nossos Representantes contribuíssem para que os médicos atendessem seus pacientes de forma mais completa, oferecendo-lhes melhores resultados nos tratamentos de saúde?
Não podemos ser insensíveis com a atual plataforma de desenvolvimento tecnológico disponível. Caminhamos para os dias onde os Médicos e os Profissionais de Saúde acessarão as informações sobre medicação através de variadas fontes e interfaces de dados, e não como parcialmente fazem hoje, através de nossos Representantes. Hoje as tecnologias digitais são particularmente importantes, por fornecerem informações de maneira rápida e mais conveniente.
E se nossos Representantes parassem de emular, que desempenham um papel essencial em ajudar os médicos, e passassem a exercer esse papel de verdade?
Com novas habilidades e ferramentas digitais disponíveis, os Representantes não só atenderiam melhor às reais necessidades do seu Painel Médico, com a ampla rede de influenciadores na qual está inserido, entregando soluções inovadoras que ajudarão, de fato, os médicos a proporcionar um serviço melhor aos pacientes.
Será que estas alterações, aliadas aos avanços tecnológicos, corroerão a eficácia das vendas? Ou serão na realidade oportunidades para o mercado se reinventar?
Em alguns mercados globais o efeito da abordagem digital é mais significativa do que em outros. Relata-se que quase uma em cada quatro visitas realizadas de forma direta, pela Força de Vendas, têm sido substituídas por interações digitais. Muitas empresas farmacêuticas e alguns observadores da indústria, presos a seus paradigmas, acreditam ilusoriamente que tais tendências marcam o começo do fim das equipes de Força de Vendas, mas não é bem assim!
É certo que uma transição está vindo. E você vai repensar sobre ela?
As mudanças serão positivas somente para as organizações que mantiverem esse desejo na composição de seus DNAs.
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