ESTRUTURAÇÃO DA FORÇA DE VENDAS - Avaliação
Avaliar a Força de Vendas permite que o supervisor acompanhe o desempenho de sua equipe, o objetivo deve ser avaliar o de melhorar os resultados obtidos pelos Representantes, permitir correções nos resultados insatisfatórios e auxiliar no direcionamento dos objetivos determinados.
A avaliação deve iniciar com a elaboração de um contrato realizado pela administração, o qual deve conter contribuições das áreas de Recursos Humanos, Departamento jurídico, Treinamento e dos Gestores da Força de Vendas.
Este contrato, deve conter todas as políticas às quais o contratado ficará subordinado. Deve conter tudo o que a empresa espera do contratado em relação à sua atuação.
Não há nada de errado em avaliar a equipe de Força de Vendas, na verdade isso pode ser muito produtivo, pois através das ferramentas de avaliação, depura-se a qualidade profissional das equipes. Algumas dessas ferramentas são:
Relatórios Verbais
O supervisor inquire o gestor direto sobre o desempenho dos membros da sua equipe de Força de Vendas. Esta é uma técnica de avaliação direta e muito limitada, tendo como fatores positivos: rapidez de execução e liberdade de expressão proporcionada pelo avaliador.
Relatórios Escritos
o avaliador procura descrever à sua maneira e livre de qualquer orientação mais formal, o comportamento profissional de determinado funcionário. Ao contrário do que acontece com o Relatório Verbal, o parecer escrito sofre as deficiências do subjetivismo do avaliador, não possibilitando tabulação posterior face à ausência de padronização de certos fatores de avaliação.
Escalas Gráficas
o formulário de gráficos consiste numa seqüência de fatores de desempenho que o avaliador pretende medir ao analisar a execução do trabalho do avaliado, em comparação aos outros métodos a execução é muito mais rápida. As vantagens das Escalas Gráficas é que estas podem ser bastante simples, possibilitando ao avaliador o emprego de um instrumento de compreensão imediata. O método possibilita uma visão geral dos vários fatores de avaliação, comparativamente à situação de cada avaliado.
Método da Escolha Forçada
Este método consiste basicamente, na descrição de fatores que compõem um determinado cargo. Os itens são classificados de forma crescente, a saber: graduações inferiores ou negativas até atingir graduações superiores ou positivas. Há instrumentos de avaliação por escolha forçada que utilizam apenas, fatores positivos em todas as graduações ou, ao contrário, aplicam tão somente graduações negativas ao avaliado.
Método de Pesquisa de Campo
constitui em um sistema de avaliação de desempenho baseado em entrevistas com a supervisão imediata do avaliado. Nesses contatos feitos pela gerência de vendas da empresa, procura-se obter o máximo de informações sobre o desempenho do colaborador avaliado por meio de um levantamento das causas, origens e motivos do mencionado desempenho. O método da pesquisa de campo, além de possibilitar um diagnóstico do desempenho do avaliado, permite programar o desenvolvimento do colaborador em termos de carreira na empresa.
Veja também:
01 - Planejamento
02 - Organização
03 - Direção - Metas e Estratégias
04 - Gestão
05 - Recrutamento
06 - Seleção
07 - Política de Premiação da Força Vendas
08 - Treinamento
09 - Liderança
10 - Motivação
11 - Avaliação
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