O que é um MSL - Medical Science Liaison?
O que é um DOL - Digital Opinion Leader?
O que é um KOL - Key Opinion Leaders?
O que é um DKOL - Digital Key Opinion Leaders?
Sim, precisamos nos concentrar no valor do conteúdo e isso significa que o conteúdo precisa estar corretp quanto as informações médicas, não surpreendendo os profissionais médicos ou seus pacientes. Se um Produto vem como uma surpresa, se sentirão decepcionados e eles não gostam disso. Então, precisa ter certeza de se afastar de qualquer elemento surpresa.
Mais uma vez: A transparência é fundamental desde a primeira reunião até o lançamento e daí em diante. Precisa ser o alicerce sobre o qual o relacionamento KOL será construído.
CASE:
Como exemplo podemos nos lembrar do Vioxx, apresentado aos KOLs como uma ampla resolução a inúmeros sintomas, de Osteoartrite ao tratamento de Sintomas Menstruais, no gerenciamento da dor aguda ao alívio da Artrite Reumatóide em adultos e crianças.
Mas o que faltou foi fato de levar a um aumento significativo na probabilidade de Ataques Cardíacos ou Problemas Cardiovasculares e isso não ter sido compartilhado com o mesmo entusiasmo. Quando a notícia do efeito colateral surgiu os KOLs sentiram-se queimados, os pacientes sentiram medo, e isso levou ao maior recall de prescrição de medicamentos na história dos EUA. Mais uma vez: Seja transparente. Se não estiver compartilhando as informações completas, não está realmente mantendo um relacionamento. Certamente terá uma relação temporária, mas não será longeva e nem boa.
1. Lance Uma Rede Maior
2. Solidifique as Relações
3. Ganhe um Favor Criando Valor
4. Priorize a Transparência
Leia também:
- KOL - 8 Fatores para um Engajamento de Sucesso
- KOL Partnership - A Parceria entre os Líderes de Opinião e a Indústria Farmacêutica
- O que é um KOL - Key Opinion Leader?
- Digital KOL - A Ascensão
- Digital KOLs - Existem Razões para a Indústria Farmacêutica precisar deles?
Comente e compartilhe este artigo!
⬛◼◾▪ CONTATO ▪◾◼⬛
Nenhum comentário:
Postar um comentário