É importante nos lembrarmos sempre de que a Gestão KOL precisa mostrar-se sob um conceito fluido em que as relações sejam mantidas, e novos perfis possam ser adicionados quando necessário. Uma vez que os Representantes estejam 'nas ruas', eles podem [devem] transmitir informações fundamentais sobre Médicos específicos.
O que é um MSL - Medical Science Liaison?
O que é um DOL - Digital Opinion Leader?
O que é um KOL - Key Opinion Leaders?
O que é um DKOL - Digital Key Opinion Leaders?
Também podemos nos manter cientes de que KOLs verbalizam contra o nossos Produtos, fazer isso é tão importante quanto acompanhar aqueles que nos apoiam. Sim, é importante desenvolver algum tipo de relacionamento, mantendo um diálogo aberto, mesmo se estiverem em oposição ao que estamos tentando alcançar. Nossos esforços devem ser o de alcançar o maior número possível de profissionais que estejam alinhados conosco, sem perder o foco dos demais.
Alguns KOLs desejam envolver-se com diversos Medicamentos, o que pode levá-los a certa falta de credibilidade. Evitá-los, na medida do possível, é importante, mas não podemos despercebê-los em nosso radar. Sim, esses KOLs também precisam de gerenciamento através do tempo.
Cuide sempre em ter muito cuidado com os profissionais com quem escolhe manter, ou não, contato. Ambos podem prejudicar o posicionamento do seu Produto no Mercado.
1. Lance Uma Rede Maior
2. Solidifique as Relações
3. Ganhe um Favor Criando Valor
4. Priorize a Transparência
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